Este prato típico de Portugal é um preparado com as sobras da Ceia de Natal, do bacalhau, couves, batatas, ovos e refogado em muito azeite e alho.
Tradicionalmente, confecionado numa sertã ou frigideira, onde todos os ingredientes se envolvem delicadamente.
Colocar todos estes ingredientes no copo de um robot, que para além da sua configuração ainda tem umas lâminas, não é de todo o mais aconselhável ou corremos o risco de ficarmos com umas migas, que também é bom, mas não é de todo o pretendido.
A solução no robot, é simples e bem prática. Não fica nada atrás do método tradicional e com todos os alimentos inteiros como manda a tradição!
.
Ingredientes:(Sobras)
- Bacalhau
- Batatas
- Ovos cozidos
- Hortaliça ou brócolos
- Cenouras e ou outros legumes
- 6 dentes de alho
- 1 copo medida e 1/2 de azeite .
Não precisei de fazer o refogado ( descrição abaixo), mas resolvi cozer na vaporeira, mais 2 batatas, uma couve que tinha congelada e dois ovos, no menu vapor / 20 min/ 1,5 lt de agua no copo. Na Bimby temp varoma.
Se as sobras que tiver, também não forem as suficientes é a solução mais adequada.
- Se tem tudo cozido, em quantidade suficiente, mas sem tempero, coloque o azeite no copo, programe o menu dourar, no tempo e temperatura pré defenido. Na Bimby👉 programe: 120ºC/vel colher inversa/ 12min.
- Ao fim de 3 min, coloque os dentes de alho laminados e baixe a temperatura para os 90ºC. Deixe ficar até os alhos ficarem macios / confitados, sem deixar queimar. Se necessário cancele o menu antes do seu terminus
- Entretanto, prepare um recipiente, pirex ou outro que suporte temperatura. Coloque as sobras, o azeite com o alho que preparou e envolva bem.
- Reserve.
- Coloque 1,5 lt de água no copo, insira a vaporeira, coloque o recipiente com o preparado que reservou, tape com a tampa transparente e programe menu vapor/ 20 min. Na Bimby👉coloque 1,2lt de agua e programe: temperatura varoma/ 20 min
- Retire e siva bem quente.
Bom Apetite!!
Grupo de Ajuda & Suporte de Receitas
👇
Clique na Foto
Sem comentários:
Enviar um comentário