7 de dezembro de 2020

Conservar Feijão/ Grão ( Confeção e Pasteurização)

 


Hoje vamos falar de como conservar feijão e grão de bico.
Eu sei de como é fácil chegar á prateleira de um qualquer super e colocar no carrinho. Verdade, também já o fiz...mas a partir de uma determinada altura cheguei à conclusão de que estava perder dinheiro e saúde!

 Para além do aspeto económico, nutricionalmente o processo de confeção industrial, faz-se logo pela redução do tempo de demolha, com um branqueamento inicial...

Logo aqui, é cortada a cadeia inibidora de enzimas que estão presentes nas sementes, leguminosas, oleaginosas ou grãos que ajudam no processo de conservação da semente antes da germinação.

 Ao serem ingeridos pelo nosso organismo sem serem eliminadas prejudicam não só o processo de digestão, como o nosso corpo não é capaz de assimilar as suas proteínas, minerais e vitaminas. Daí o tempo a demolha ser tão importante!

Durante muitos anos demolhava, cozia e congelava.
Agora, continuo a demolhar, a cozer mas, pasteurizo e arrumo na prateleira da dispensa. São apenas mais 20/30 min do meu tempo, mas poupo na saúde, carteira e espaço no congelador. 
 

Os ingredientes:
  •  Gão de bico, ou o feijão que pode ser branco, catarino, preto, frade....o que quiserem. Pessoalmente faço sempre entre 1 a 2 kg de cada vez.
Preparação:
  • Começamos por colocar o feijão de molho em água no mínimo 12h, o ideal será 24h. Deve ser mudada duas a quatro vezes consoante o tempo que esteja a demolhar.
  • De seguida, descartar a ultima água e colocar numa panela o feijão e água até dois dedos acima do mesmo e uma folha de louro sem veio.
  • O tempo de cozimento vai depender de alguns fatores: A qualidade do feijão, o tempo de demolha, se cozemos na panela de pressão ou na normal, etc.
Desta vez fiz feijão catarino bio e cozeu em 15 min na PPE. O grão levou exatamente o mesmo tempo. Numa panela normal demorará cerca de 25/30 min
  • No robot o tempo será aproximadamente de 50/ 70 min/ 100 º C, com quantidade máx de 250gr, no cesto ( peso a seco antes da demolha)  colocando 1,5lt de água no copo.
  • Se estiver a cozer feijão frade o tempo será menor, em média 7/8 min, na PPE. Se for em panela normal não irá muito além dos 10/15 min.
  • No robot será entre 40 min, aproximadamente.
  • O feijão ou grão não deve ficar demasiado cozido, porque ao pasteurizar ainda vai cozer mais um pouco.
  • Por fim, e depois de cozido tempere de sal a gosto.
  • Enquanto o feijão/ grão coze  proceda à 👉 Esterilização de todo o material necessário para a próxima etapa. 
  • Aproveite tempo e recursos, escolhendo logo de inicio uma panela com capacidade para ambas as tarefas ( Esterilização e Pasteurização).
  • O grão tem uma particularidade diferente apenas aquando da demolha que terá de ser com água salgada para que posteriormente o cozimento seja uniforme e mais rápido. 
  • Para isso basta juntar 1 c sopa de sal, por cada litro de água. Esta adição deverá ser feita, sempre que se muda a água durante a demolha.  
  • Os procedimentos  para o cozimento, são os mesmos que os do feijão acima descritos.
  •  Depois de cozido coloque o feijão ou grão nos frascos que esterilizou, 2,5 cm abaixo do topo ( o feijão grão, ainda vai inchar e precisa de espaço) e conclua com água do cozimento até ao topo do frasco. Feche bem.
A última etapa é pasteurizar .

Faça o processo de pasteurização colocando os frascos dentro de uma panela com água (têm de ficar totalmente submersos) tape e deixe ferver durante 30 min. O tempo só começa a contar a partir do momento em que a água entra em ebulição.

Retire os frascos com o auxilio de uma pinça e deixe arrefecer. É natural que durante o arrefecimento oiça uns estalidos, é o processo de vácuo.

Depois de frios faça o teste do vácuo verificando se as tampas se encontram devidamente seladas, que consiste em pressionar o topo da tampa. Esta não deve fazer nenhum tipo de som e estar totalmente lisa ou concava.

Caso ouça um cilc, ou apresente relevo, o efeito vácuo não foi efetuado.
Neste caso ou volta a repetir a pasteurização, ou terá de ser conservada no frio e consumir dentro de alguns dias, ou congela.
As causas podem ser várias, ou porque não foi fechada corretamente, totalmente submersa na água aquando da pasteurização, ou a tampa terá algum defeito.

Após o arrefecimento e verificação, está pronto a ser consumido e não necessita de frigorifico. Tem duração de 6 meses. Poderá ser mais longo, mas foi apenas o tempo máximo que testei.
Guardar em local seco, fresco e escuro.



Grupo de Ajuda & Suporte de Receitas
👇
Clique na Foto

Notas:
  • Esterilização  👉Aqui
  • Confeção e conservação de puré de frutas longa duração👉Aqui
  • Confeção e conservação de néctar longa duração 👉Aqui   
  • Confeção e conservação de pera em calda longa duração 👉Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário