Este é um prato que faço imensas vezes.
É uma, das mil maneiras de o confecionar. Um prato que rende bastante, em que podemos aproveitar as partes menos nobres " as abas" , mas que não deixa de fazer parte deste maravilho peixe e de nos presentear com uma excelente refeição.
Ingredientes:
( 2 pessoas)
- 500 gr de bacalhau +/- (aproveitei e cozi uma quantidade maior para outro prato)
- 200 gr de massa ( fusilli, macarrão, cotovelos..) o que preferirem. A quantidade de massa varia entre os 80/100 gr por pessoa
- 2 tomates maduros, ou polpa utilizei um pouco de ambos
- 1 cebola
- 2 dentes de alho e 1 folha de louro s/ veio
- 1 c chá de ervas aromáticas a gosto. Utilizei um mix seco, de hortelã, coentros e magericão, (opcional)
- Azeite, sal, qb
- Comece por cozer o bacalhau, colocando 1 lt de água quente no copo, o bacalhau na vaporeira e programe: 15 min/ menu vapor/ clique em ignorar.
- Retire a vaporeira e reserve a água. Limpe o bacalhau de pele e espinhas. Reserve.
- No copo coloque a cebola e os dentes de alho. Triture clicando no turbo. De seguida adicione azeite a gosto e escolha o menu dourar/ tempo e temperatura pré definidos.
- A meio do tempo junte o tomate e deixe terminar o menu.
- Adicione as ervas aromáticas, água que reservou do cozimento o bacalhau (700ml) , feche o copo e programe o tempo estimado da massa que está a utilizar/ vel1/ 100ºC. No meu caso 8 min. Coloquei 12min, já a contar com o aquecimento do robot. A água, ainda estava quente.
- Assim que o robot atingir a temperatura (100ºC), adicione a massa pelo bucal da tampa. Coloque o cesto em cima do copo ou um respirador no bucal, e deixe terminar.
- Por fim, tempere de sal, adicione o bacalhau, se necessário acrescente um pouco de caldo e programe 2 min/ vel 1/ 100ºC.
- Transfira para o tabuleiro de servir, polvilhe com salsa ou coentros picados.
Sirva de imediato.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário