Nada como terminar Agosto com um doce que adoro...Pasteis de Feijão!
Reza a história de que é confecionado desde finais do século XIX.
Têm como base uma calda de açúcar, feijão branco, amêndoa, gemas e mais umas coisitas... as quais são sempre segredo!
E aqui, entram as minhas tentativas de conseguir um pastel o mais parecido aos da "Carmitas" uma das muitas casas em T. Vedras, que fabricam este pequeno pecado!
Têm a particularidade de serem muito húmidas, não têm na base massa quebrada e também não levam farinha e açúcar no topo.
Foi então que me lembrei de uma técnica de forrar as formas que consiste em passar por farinha e depois por água as vezes necessárias consoante queiramos uma capa fina ou mais grossa...que pode ser aplicada em tartes / tarteletes, sejam doces ou salgadas.
Ingredientes↴
( para o recheio)
- 250 gr de açúcar branco
- 75 ml de água
- 100 gr de feijão branco cozido
- 100 gr de farinha ou amêndoa sem pele
- 6 gemas
Para forrar as formas, vão precisar de:
- manteiga para untar, água e farinha, qb
MCconnect / MCPlus / MC1/ Bimby)
Comece por untar 9 formas ( tipo pastel nata), com manteiga. De seguida vai precisar de duas tigelas uma com água e outra para descarte de farinha.
Polvilhe com farinha a forma , descarte o excedente e mergulhe no recipiente com a água. Escorra bem e volte a passar por farinha, novamente por água e por fim em farinha. Reserve dentro de um tabuleiro que possa ir ao forno.
Se optou por amêndoas inteiras, coloque-as no copo e dê 3 toks de turbo. Retire 2 colheres de sobremesa de amêndoas mal trituradas, para um recipiente e triture o restante, durante 10 seg/ vel 9.Junte à anterior e reserve. Se não apreciar pedaços de amêndoa no interior do pastel, reduza tudo a farinha.
Prossiga agora com o recheio, colocando no copo a água quente e o açúcar. Programe o robot, 10 min/ vel 1/ 120ºC. Ao fim de 3 min e meio, a calda já atingiu o ponto cabelo (104º C).
Reduza a temperatura para os 100° C, e aumente para a vel 2. Adicione agora o feijão escorrido, esmagado e sem cascas ( passado por um coador). Deixe passar mais 3 min e adicione a farinha de amêndoa. Quando terminar, deixe arrefecer um pouco. O ideal é retirar o copo da base para que o preparado arrefeça mais rapidamente.
Desfaça as gemas com um garfo e tempere os mesmos colocando colheradas do preparado de amêndoa ás gemas mexendo sempre.
Distribua pelas formas e leve ao forno pré aquecido a 170ºC em modo estático ou 160º C ventilado, na 2ª grelha a contar de baixo. O tempo pode variar consoante o forno, mas será entre os 15/20 min. Quando começar a ficar com uma ligeira cor dourada, estão no ponto. Deixe arrefecer um pouco e só depois pode desenformar.
Bom Apetite!!
Sem comentários:
Enviar um comentário