20 de dezembro de 2020

Pão de Forma c/ Côdea (Tipo Panrico)





 Este pão de crosta fina e macia, por conter leite e manteiga, confere-lhe um sabor acentuado, que faz lembrar os pães industriais.

De conservação simples, mantém-se macio por vários dias.
 Perfeito para sandes, tostas mistas, ou uma simples torrada, faz as delicias a miúdos e graúdos. 

Ingredientes e Preparação:
( Pré fermento)
  • 100gr de farinha T65
  • 100 ml de água à temperatura ambiente (previamente fervida)
  • 6 gr de fermento ( fermipan ou outro)
  • Misture a farinha o fermento e a água. Tape com pelicula e aguarde 30/45min, até formar bolhas.
Ingredientes:
(massa final/ todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente)
Tamanho da forma 30x10x6 cm ou duas de 15x10x6 cm
  • 400 gr de farinha T65
  • 230/250 ml de leite ( vai depender da absorção da farinha)
  • 40 gr de manteiga s/ sal 
  • 40 gr de açúcar
  • 7 gr de sal ( se utilizar manteiga com sal reduz para 5gr)
  • Pré fermento
Confeção:
  1. Coloque no copo a farinha, o açúcar, e o sal. Programe 15 seg / vel 4 para envolver os secos.
  2.   Adicione o pré fermento, a manteiga e apenas 230 ml de leite. Programe o menu amassar 45 seg.
  3. Retire um pouco de massa e verifique a sua consistência, que não deve estar muito seca/ dura, mas sim elástica. Caso seja necessário, acrescente mais um pouco de leite. Tudo vai depender da absorção da farinha que estiver a utilizar.  Eu não precisei.
  4. Se precisou de retificação no passo anterior, volte a programar o menu amassar durante 45 seg, por duas vezes. Caso contrario repita apenas uma vez os mesmos 45 seg.

    5.  Retire a massa do copo virando o mesmo ao contrario "literalmente de pernas para o ar😂 " em contato para um recipiente de vidro, onde irá fermentar a massa. Abra a patilha e empurre para baixo as lâminas, para a massa cair. Esta, é uma pratica simples de como retirar massas lêvedas, não coloca o robot em perigo, e protege o utilizador de cortes. 


 6.  Forme uma bola com a massa e cubra com pelicula aderente. Embrulhe num pano e deixe fermentar em local abrigado sem correntes de ar. O micro ondas ou o forno são locais ótimos para esta etapa. A fermentação vai depender da temperatura ambiente. Sendo assim poderá necessitar de 1h/1:30h ou até duplicar de volume.

  7.  Aproveite e unte uma forma de bolo inglês (incluindo os rebordos), com manteiga ou óleo  e reserve. 

       9.
Após a levedação, pre aqueça o forno a 180°C e retire a massa para a bancada de trabalho, polvilhada com um pouco de farinha e estique com as mãos até ter a forma de um retângulo. A largura deverá ser do tamanho da forma. 
     10. Dobre a massa em forma de triangulo e comece a enrolar, pressionando ligeiramente até obter um rolo do da tamanho da forma.
     11.  Aperte bem a costura e coloque dentro da forma com a mesma virada para baixo.
    12.  Deixe levedar até fazer uma cúpula ao centro. Demorará entre 30min/45 min.


     13. Coloque um recipiente no fundo do forno com água, ( caso o seu forno não tenha essa opção) e a forma com amassa na 2a grelha a contar de baixo, cerca 30min/40min com ambas as resistências ligadas . Ao fim de 20 min retire o recipiente com a água e deixe ficar por mais 10/15min. ( Vai variar, conforme o forno de cada um).
    14. Se untou bem a forma, o pão sairá facilmente. Coloque numa grelha e deixe arrefecer.           Caso pretenda dar brilho à côdea, é só pincelar com um pouco de manteiga.
         

Agora sirva-se de uma fatia simples, torrada ou mista e desfrute.
Bom Apetite!
     
                                    
Grupo de Ajuda & Suporte de Receitas
 👇
Clique na Foto


Notas:
Se pretender um pão de forma tipo o de padaria, é só substituir o leite por água e a manteiga por óleo. Uma otima opção para as fatias douradas, por exemplo. Também aqui deverá ser cauteloso com a quantidade de água, que poderá ter de ajustar.

O programa amassar, por definição vem com o tempo mínimo de 45 seg e máximo de 2 min. Na grande maioria das situações não é de todo necessário, programar o tempo máx. 

Pode e deve-se, programar o tempo mínimo e gerir, conforme o comportamento da massa. Os programas de cada robot , são específicos e diferentes  entre marcas. Logo as receitas devem sempre ser adaptadas ao que utilizamos e nunca tentar amassar os mesmos tempos.


As farinhas, assim como todos os ingredientes que utilizamos não são todos iguais, não tendo por isso o mesmo comportamento.
Neste caso, as farinhas não têm todas a mesma absorção, o que faz com que talvez seja necessário algum ajuste nos líquidos. Ou não. Vai depender do tipo/marca, etc. que esteja a utilizar.

Os tempos, também não são em nenhuma confeção absolutos, mas sempre 
aproximados. 
Os fornos são diferentes e o tempo de cozimento, assim como as temperaturas e programas, têm de também ajustados a cada caso. 


2 comentários: